Novo Bispo Auxiliar da Região Sant'Ana




O Papa Bento XVI nomeou no dia 27 de junho de 2012 o Monsenhor Sérgio de Deus para Bispo Auxiliar da Região Episcopal de Sant'Ana, da Arquidiocese de São Paulo.

Sua ordenação episcopal está marcada para 18 de agosto de 2012 e será na cidade de Cornélio Procópio (PR), onde exerce suas funções ministeriais.

Monsenhor Sérgio de Deus tem 46 anos e foi ordenado presbítero em 6 de fevereiro de 1993.

Antes da ordenação, estudou Filosofia com os Freis Capuchinhos de Ponta Grossa, Teologia no Instituto Teológio Paulo VI, em Londrina. É licenciado em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil e tem especialização em gestão do ambiente escolar.

É mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma, e tem especialização em Direito do Matrimônio e da Família, pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz de Roma. Está cursando o doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Católica de Buenos Aires.


Como presbítero, foi pároco da Paróquia São Miguel e São Francisco, membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores, Assessor da Pastoral da Juventude, Assessor da pastoral do dízimo, Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Assessor da Pastoral Familiar na Diocese, Reitor do Seminário Menor Menino Deus, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Jataizinho até a nomeação ao episcopado.


Foi professor de Direito Canônico no Instituto Teológico Paulo VI e é Presidente da Sociedade Brasileira de Canonistas. Também trabalha no Tribunal Eclesiástico, primeiro como juiz, e desde 2007 como vigário judicial.


Em entrevista ao jornal Arquidiocesano “O São Paulo”, Monsenhor Sérgio antecipou seu lema episcopal, que será “In Hoc Signo Vinces” (Por este Sinal Vencerás). Segundo ele “há uma referência ao texto de João 3,14-15, no qual diz que quem crer no Filho levantado na cruz será salvo”.


O monsenhor disse que "Sentiu-se também grato por ser considerado digno de auxiliar na cidade de São Paulo" e que “jamais havia pensado que um dia iria ser chamado para trabalhar em São Paulo”.




Fontes:
 - Site da CNBB
 - Site http://tribunaleclesiastico.org.br
 - Wikipedia
 - Site da Arquidiocese de São Paulo - http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br
 - Site da Paróquia do Calvário - http://paroquiadocalvario.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas